Neste espaço iremos partilhar informações relacionadas com a Saúde e bem estar através de dicas, links para sites, ...
O ponto de partida foi feito com os e-mails que fomos recebendo ao longo do tempo e que guardámos porque pensámos serem úteis.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Perigo SIDA!

A SIDA é uma doença que ainda não tem cura e que causa a morte de quem a apanha.

Existem várias maneiras de a apanhar, através de comportamentos considerados de risco como o uso de drogas, relações sexuais com parceiros desconhecidos, ...


Apesar destas maneiras, se não tivermos cuidado podemos apanhá-la de outras maneiras. Fica a história de uma dessas maneiras.


Algumas semanas atrás, num teatro, uma pessoa sentiu algo “a picar” no seu assento.

Quando se levantou viu que era uma agulha que estava espetada e que tinha a seguinte nota:

"Você acaba de ser infectado com HIV". O HIV é o virus da sida.

O Centro de Controlo de doenças (em Paris) já havia informado igualmente sobre muitos casos semelhantes ocorridos em muitas outras cidades.


Todos testes destas agulhas, deram Positivo em HIV. O Centro também relatou que foram achadas outras agulhas em multibancos e outras máquinas bancárias públicas.


Para evitar este tipo de armadilhas todos os assentos públicos, máquinas devem ser inspeccionados com atenção e devemos estar acautelados antes de usá-los.

Recomenda-se uma boa cuidadosa inspecção visual. Além disso, é importante que cada um de nós passe esta mensagem para todos os nossos familiares e amigos sobre este perigo potencial.

Recentemente, um médico contou um exemplo um pouco semelhante que aconteceu com um dos seus pacientes no Cinema de Priya em Delhi.

Uma rapariga prestes a casar, foi picada enquanto via um filme no cinema. Na etiqueta que vinha com a agulha estava uma mensagem escrita:

"Bem-vindo ao Mundo da Família HIV".

Os médicos ainda disseram à família que levaria aproximadamente 6 meses antes do vírus se tornar forte o bastante para ir danificando o sistema imunológico, e que ela teria ainda uma vida saudável e poderia sobreviver aproximadamente 5-6 anos.

Mesmo assim, a jovem morreu em 4 meses, talvez mais por causa do "pensamento e o choque".

Todos nós devemos ter bastante cuidado dos lugares públicos para não cair neste tipo de armadilhas.


5 comentários:

Anónimo disse...

A sida é uma doença mortal que ainda não tem cura. Mas também outro canal de transmissão é a transfusão de sangue. Há fetos inocentes nascidos de mãe seropositivas ou ainda por contacto de qualquer tipo sexual com pessoas conhecidas ou não! A palavra SIDA não está escrita na cara das pessoas!

Mestre Luis disse...

Olá Bruna,

Antes de mais obrigado pela tua participação nesta postagem.

Como disseste existem mais maneiras para além dos comportamentos de risco que falei, as transfusões de sangue, de mãe para filho, por objectos que entram em contacto com o sangue que não são desinfectados, como as seringas, as agulhas dos aparelhos de tatuagem, escovas de dentes,...

Isto porque uma pessoa apanha o virus da Sida sempre que este entra na corrente sanguinea, ou seja no sangue.

Como todas as coisas más, a melhor maneira de lidar com elas é através da prevenção.

É claro que a palava Sida não vem escrita na cara das pessoas, daí devermos ter os maiores cuidados que pudermos e esperar que esse mal não nos afecte.

Por exemplo:
Os filhos pequenos de pais cuidadosos também são atropelados.

A vida também tem azar e temos que tentar viver com ele, mas quando somos descuidados não podemos dizer que foi azar.

Todos os dias aprendemos um pouco. Um dos objectivos deste blog é o convívio e a troca de conhecimentos, dado que essa é a forma mais primitiva que os seres possuem para ensinar como sociedade.

Aceitamos e agradecemos todas as contribuições que tornem o blog mais rico como foi o caso da tua.

Esperamos que continues a visitar-nos e a enriquecer-nos com a tua sabedoria.


Obrigado.

Anónimo disse...

Azar ou sorte : é só o Homem que controla isso!
O português por norma disse quase sempre: tive sorte só furei um pneu!
O outro bateu-me com o carro,mas tive sorte, não sofri nada. Sorte é estar vivo, ter comer, ter um tecto,ter saúde e ter amor . A solidão é uma das maior taxas de suícido. È azar ou é sorte?

Anónimo disse...

acho muito intressante publicar estas informações num blogger na internet... apesar de só agora o ter visto acho qe deviam continuar !
ass: ines e beatriz 6º ano

Andreia disse...

São só estás as maneiras de apanhar SIDA ? São muito poucos os cuidados :c